Biblioteca – Bichos do Paraná Guia da Fauna Paranaense

Fonte

Biblioteca – Bichos do Paraná

Guia da Fauna Paranaense

Esta publicação visa mostrar à sociedade paranaense, em particular aos nossos estudantes, em linguagem simples e fartas ilustrações, as principais espécies da rica fauna paranaense, suas características e sua importância na natureza.Uma rica fauna, é verdade. Das mais belas do Brasil. Mas constantemente ameaçada pela degradação ambiental, pelo fogo, a caça, o tráfico e os atropelamentos de animais silvestres.

Não nos esqueçamos que cada uma das espécies da natureza desempenha função vital para o equilíbrio do meio-ambiente. Os animais, por exemplo, espalham sementes, ajudando a plantar árvores; controlam a população das espécies das quais se alimentam, evitando que sua proliferação comprometa o equilíbrio dos ecossistemas.

A proteção da fauna é um dos objetivos centrais da ação vigorosa do Governo do Paraná no campo ambiental. Para citar apenas um exemplo, nosso Estado foi o primeiro no Brasil a criar e implantar uma política pública neste sentido, com o Sistema Estadual de Proteção à Fauna Silvestre (SISFAUNA). Trata-se de uma rede da qual participam instituições públicas, universidades, centros de pesquisa, ONGs, entidades privadas e proprietários de criadouros de fauna autorizados pelo Ibama. As ações integradas dessa rede buscam a conservação da fauna através da educação ambiental, fiscalização e pesquisas, entre outras iniciativas.

Mas a proteção da fauna, assim como o conjunto da biodiversidade paranaense, não pode ser garantida apenas pela ação governamental. Toda a sociedade, com apoio do Governo do Estado deve estar empenhada nessa luta. Esta publicação pretende ajudar nossos conterrâneos a melhor conhecer os animais que todos devemos defender. Porque só se protege aquilo que se conhece e respeita.

É assim que, aos poucos – mas com a solidez necessária – a consciência social paranaense vai assimilando o imperativo da conservação ambiental, gerando as atitudes necessárias para a construção de um mundo mais justo e saudável para todos.

O guia está dividido em 8 arquivos:

  • Apresentação e Índice
  • Mamíferos (Marsupialia, Edentata, Carnivora, Primates, Rodentia, Artiodactyla)
  • Aves (Charadriiformes, Pelecaniformes, Tinamiformes, Ciconiiformes, Phoenicopteriformes, Anseriformes, Cathartiformes)
  • Aves (Falconiformes, Strigiformes, Galliformes, Gruiformes, Columbiformes, Coraciiformes, Piciformes, Psittaciformes)
  • Aves (Passeriformes)
  • Répteis (Crocodylia, Squamata, Ophidia, Chelonia)
  • Anfíbios (Amphibia)
  • Glossário, Índice Remissivo e Referências Bibliográfico
About these ads
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s