Plante arvores xingu araguaia – guia isa

APRESENTAÇÃO

O rio Xingu e seus afluentes passaram os últimos trinta anos sofrendo com desmatamento irregular, grandes queimadas e uso agropecuário de suas beiras e nascentes. Agora, todas essas agressões estão resultando em assoreamento e poluição desses rios. Índios, agricultores familiares e grandes produtores da região estão preocupados com as mudanças na água: ficam mais turvas quando chove e variam muito de nível do inverno para o verão, pois estão enchendo de areia. Também percebem mudanças no ritmo das chuvas, na fartura de peixes e de caça, na temperatura da região, na umidade e pureza do ar, além de verem mais pessoas pegando doenças relacionadas à água.

A área desmatada das cabeceiras do rio Xingu no Mato Grosso dobrou nos últimos dez anos, atingindo 1/3 da bacia e destruindo a vegetação de muitas beiras-de-rio ao redor do Parque Indígena do Xingu. Na bacia do Araguaia, isso vem acontecendo há ainda mais tempo.

Para reverter essa situação, diversos setores da sociedade do Xingu e do Araguaia no Mato Grosso estão se mobilizando na Campanha Y Ikatu Xingu, para proteger e recuperar essas nascentes e matas ciliares. Este Guia faz parte desse esforço! Colabore enriquecendo uma beira-de-rio ou nascente com árvores frutíferas e nativas. Além de criar mais alimentos para os animais, poucos de nós terão coragem de desmatar uma área que produz muitos frutos. Aproveite e ofereça as frutas da região para seus amigos e experimente fazer delas sucos, doces, molhos…

Plante árvores para proteger a água e produzir chuva, para criar sombra e embelezar o mundo, para alimentar nossos filhos, nossa fauna e nutrir nossos ecossistemas, pois, para viver e enriquecer neste Planeta, precisamos das árvores.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s