LEPIDÓPTEROS DO BRASIL (Agenda de Campo) Geraldo Salgado-Neto

PREFÁCIO

Este trabalho tem por objetivos proporcionar um tipo de guia de campo, descrevendo características e ilustrando as espécies carismáticas de borboletas e mariposas comuns no sul do Brasil, sem a ambição, de representar um levantamento completo.

Destina-se especialmente a divulgar aspectos da biologia dos lepidópteros aos estudantes dos cursos universitários de ciências biológicas (graduação), aos naturalistas, técnicos agrícolas, administradores de secretarias do meio ambiente e pessoas leigas que se interessam pela natureza.

O conteúdo deste livro representa parte dos resultados dos estudos realizados de 1995 à 2001 sobre coletas piloto realizadas na região do planalto central e depressão central, nos municípios de Santa Maria – Tupanciretã – Santo Ângelo e posteriormente estendendo-se à outras localidades do Rio Grande do Sul e outros estados do Brasil.

As espécies coletadas foram identificadas, utilizando-se a bibliografia correspondente recomendada (ver referências), com chaves para identificação e comparações com a coleção do Museu Gama D’eça e Victor Bersani da UFSM.

As espécies capturadas com rede entomológica foram acondicionadas em papel contact transparente para conservação das cores das escamas e para facilitar o escaneamento, constituindo as ilustrações do presente livro, onde foi registrado o local, data e número da coleta, bem como, uma breve descrição das espécies e algumas características do local de coleta.

As ilustrações representam a face dorsal das asas dianteiras e traseiras, mais útil na identificação das espécies, para facilitar o nome científico, logo abaixo da figura. As borboletas podem ser melhor observadas se fotografadas ou estudadas próximas às suas fontes de alimento ou próximas às suas plantas-hospedeiras. As fotos são facilmente obtidas para a maioria das espécies, e representam uma recordação muito mais agradável que espécimes mortos ou quebrados, recomendamos deixar as borboletas em paz.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s