Levantamento de novas ocorrências de briófitas brasileiras

Fonte: http://www.ibot.sp.gov.br/publicacoes/virtuais/virtuais.php

PREFÁCIO

O Brasil está entre os países de maior diversidade do mundo. Biodiversidade ou diversidade biológica é a variedade da vida em uma região. O cálculo da biodiversidade é feito através da quantidade de ecossistemas, espécies vivas, patri- mônio genético e endemismo, ou seja, ocorrências biológicas exclusivas de uma região. O relato de ocorrências de um grupo de espécies se dá através da realização de inventários da flora e é de extrema importância para o conhecimento preliminar de um grupo de interesse. Tais informações são úteis para a preservação de um ecossistema local e para o conhecimento das disjunções de ocorrência de espécies.

Tendo em vista a importância das listagens florísticas, esta publicação on-line do Instituto de Botânica coloca à disposição de pesquisadores e estudantes o catálogo intitulado Levantamento de Novas Ocorrências de Briófitas Brasileiras. Esta publicação complementa o trabalho anterior da Dra. Olga Yano, publicado em 2006 no Boletim do Instituto de Botânica n0 17.

A Dra. Olga Yano iniciou sua carreira no Instituto de Botânica de São Paulo em 1969, como estagiária, na Seção de Criptógamas. Em 1976 foi contratada pela instituição como biologista e tornou-se pesquisadora científica a partir de 1984.

Para a realização desta obra foram compilados mais de 150 inventários realizados na área de Briófitas totalizan- do 1.448 táxons, assim como as informações sobre os ecossistemas onde são encontrados, bem como as indicações de suas ilustrações. Acreditamos que este novo trabalho é de grande importância para os pesquisadores da área.

Maria Tereza Grombone-Guaratini

Editor-chefe dos Folhetos e Manuais, e Publicações on-line do Instituto de Botânica.

RESUMO

Levantamento de novas ocorrências de briófitas brasileiras. O levantamento foi baseado em mais de 150 publicações novas sobre levantamento florístico, espécies novas, ocorrências novas e outros. Para as Anthocerotophyta são apresentadas nove táxons em seis gêneros e três famílias; as Bryophyta 929 táxons em 245 gêneros e 71 famílias; e as Marchantiophyta 550 táxons em 117 gêneros e 34 famílias, totalizando 1488 táxons. Algumas espécies são apresentadas dados adicionais. Ainda uma lista de sinônimos mencionados estão referidos no trabalho.

 

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s