Manual de Rastros da Fauna Paranaense

http://www.redeprofauna.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=39

APRESENTAÇÃO

O Manual de Rastros da Fauna Paranaense foi elaborado para auxiliar os voluntários das Unidades de Conservação estaduais e demais interessados na identificação de alguns mamíferos de médio e grande porte com ocorrência nos corredores Araucária, Iguaçu-Paraná e Caiuá- Ilha Grande, definidos pelo Projeto Paraná Biodiversidade.
Trata-se de um manual ilustrado, que contém informações sobre algumas espécies de mamíferos, tais como: características gerais, habitat, hábitos alimentares, formato dos rastros e curiosidades. O uso deste material de apoio em atividades de campo tem como objetivo incentivar e dar suporte aos voluntários na coleta de informações sobre alguns mamíferos paranaenses. Estas informações poderão ser encaminhadas para os gerentes das unidades de conservação próximos da sua área de atuação. Os dados levantados serão, posteriormente, analisados e organizados para a criação de um banco de dados georeferenciado, que servirá como ferramenta para identificação das principais causas das ameaças à fauna silvestre, visando a sua proteção e conservação.
Além dos rastros, os animais deixam outros vestígios que também podem ser levados em consideração como tocas, ninhos, abrigos e dejetos; porém, estes tipos de vestígios não foram abordados neste manual. No trabalho de campo muitas das informações podem também ser obtidas através de conversas com os moradores da área de entorno das unidades de conservação, os quais têm o privilégio de viver próximos a estas áreas naturais que abrigam espécies fundamentais para o patrimônio de nossa biodiversidade.
Mais do que razões ecológicas para garantir a sobrevivência destes mamíferos, a proteção das espécies é uma questão ética e os voluntários, desta forma, estarão contribuindo para que as futuras gerações possam conhecer animais fascinantes e de beleza ímpar. Estes são os verdadeiros rastros que gostaríamos que mais pessoas estivessem seguindo.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s